• Welcome to Worldwide Electronics Store
  • electro-marker-icon Store Location
  • L/A
    Currencies
    • EUR
Porque não se podem vender Teslas Cybertruck na Europa?

Porque não se podem vender Teslas Cybertruck na Europa?

Colocar a Tesla Cybertruck no mercado europeu pode ser um desafio ainda maior do que entregar as primeiras unidades nos Estados Unidos.

Já passaram cerca de quatro anos desde que Elon Musk apresentou o primeiro protótipo da Tesla Cybertruck. A adesão foi incrível e o número de pré-reservas bateu recordes, não só na América do Norte, mas em todo o mundo, incluindo a Europa.

Após quatro anos, as primeiras unidades de produção já foram entregues, mas apenas nos EUA. No que diz respeito ao mercado europeu, a chegada da Tesla Cybertruck pode demorar, e é provável que nem sequer aconteça.

O formato da nova pick-up da Tesla, o seu tamanho (muito maior do que uma Ford Ranger, por exemplo) e o peso, entre outras questões, afastam-na do que é considerado aceitável deste lado do Atlântico, impedindo-a de cumprir certos regulamentos.

Essa afirmação vem da própria Tesla, através de um dos responsáveis pelo departamento de engenharia de veículos, em declarações à Top Gear dos Países Baixos.

"Em primeiro lugar, o mercado de pick-ups nos Estados Unidos é enorme, ao contrário da Europa. Depois, os regulamentos europeus exigem um arredondamento de 3,2 mm nas arestas dos componentes salientes. Infelizmente, é impossível fazer um arredondamento de 3,2 mm numa folha de aço inoxidável de 1,4 mm", disse Lars Maravy, Vice-Presidente de Engenharia de Veículos da Tesla.

Além destas questões técnicas, há ainda o facto de a pick-up da Tesla ter uma tara superior a 3,1 toneladas (versão trimotor) e um peso bruto de 4238 kg (tara mais os 1134 kg de carga útil). Este valor classifica a Cybertruck na Europa como um veículo pesado (peso bruto superior a 3500 kg).

Isso implica que seria necessário ter carta de condução da categoria C (veículos pesados) para a poder conduzir legalmente.

Todo o entusiasmo em torno da nova Tesla Cybertruck faz com que este seja um dos veículos mais desejados do momento. No entanto, a sua comercialização no mercado europeu nunca foi uma prioridade — as pick-ups não vendem em grande número por aqui.

Apesar de tudo isto, na página portuguesa dedicada a este modelo, continua a estar presente a informação de que a Cybertruck estará disponível em 2025, mas apenas na versão de tração traseira, com um único motor elétrico e 402 km de autonomia.

Será que a Tesla irá investir na adaptação da Cybertruck para poder ser comercializada no "velho continente"?

Light
Dark