• Seja bem vindo à nossa loja
  • electro-marker-icon Store Location
  • Linguagem
    Moedas
    • EUR
Windows 11 acrescenta novidade na pesquisa com recurso à inteligência artificial

Windows 11 acrescenta novidade na pesquisa com recurso à inteligência artificial

A inteligência artificial está a tornar-se cada vez mais presente no dia a dia e a ganhar um papel importante nos sistemas operativos. A Microsoft, por exemplo, já integrou algumas ferramentas de IA no Windows 11 que são bastante úteis e interessantes. E agora está a preparar uma nova funcionalidade de pesquisa que promete chamar a atenção de muitos utilizadores.

Novidade de pesquisa com IA no Windows 11

A Microsoft continua a investir em funcionalidades de inteligência artificial para o Windows 11. Foi descoberta uma nova funcionalidade de pesquisa na última versão de testes do programa Windows Insider. Esta funcionalidade permitirá pesquisar palavras específicas em ficheiros de áudio e vídeo.

Os utilizadores do canal de testes do Windows Insider encontraram uma nova ferramenta chamada “Intelligent Media Search” que será integrada no sistema operativo. De acordo com informações da versão de teste 27695, o Windows 11 vai permitir que os utilizadores indexem e transcrevam os seus ficheiros multimédia com a ajuda da IA.

Quando a funcionalidade estiver ativa, começará a indexar os ficheiros disponíveis, criando um modelo de IA treinado para reconhecer e transcrever voz, analisando o conteúdo de ficheiros de vídeo e áudio. O sistema notificará os utilizadores quando estiver pronto para trabalhar com os ficheiros indexados.

Microsoft aposta forte na IA

Com esta nova funcionalidade, será possível pesquisar frases ditas em conversas, entrevistas e podcasts diretamente no Windows 11. No entanto, ainda não é claro se esta ferramenta será exclusiva dos dispositivos Copilot+ da Microsoft, que vêm equipados com unidades de processamento neuronal (NPUs) desenhadas para tarefas de IA.

Embora algumas funcionalidades de IA no Windows 11 já funcionem com processadores Intel e AMD tradicionais, a “Intelligent Media Search” parece estar mais direcionada para os dispositivos Copilot+, podendo, por isso, ser exclusiva para essas máquinas.

Espera-se que os dispositivos Copilot+ cheguem ao mercado em setembro, com preços a partir dos 800 dólares. Os processadores de próxima geração da Intel e AMD, bem como a série Qualcomm Snapdragon X, também irão suportar esta plataforma de forma nativa.

Claro
Escuro